Você conhece a equação de confiança?

27 de agosto de 2019

Você conhece a equação de confiança?

A equação de confiança aborda a sua capacidade de estabelecer relações de confiança no âmbito profissional. Ela será tanto maior quanto maiores forem suas competências e habilidades em relação a:

  1. Seu domínio técnico em sua área de atuação;
  2. Sua capacidade de cumprir com regularidade o prometido e o combinado;
  3. Sua capacidade de conexão com as pessoas, adaptando o seu estilo preferencial aos diferentes contextos e culturas;

Contudo, um item interessante e que muitos esquecem é que seu grau de confiança também está relacionado a sua capacidade de focar nos outros e não apenas em si.

É isto mesmo. Como destacam os autores do livro “The Trusted Advisor”, David Maister, Charles Green, Robert Galford: quanto menor for o seu auto-enfoque, maior será o seu grau de confiança.

Logo, só a credibilidade, entregas no prazo e bons relacionamentos não garantem um bom grau de confiança, você precisa ter interesse genuíno nos outros.

A equação da confiança é particularmente importante para profissionais que atuam com diversos países e tem pouco tempo ou poucas oportunidades para encontros presenciais. Assim, eles precisam aproveitar cada e-mail, cada contato e conferência para explicitar as competências e habilidades ressaltadas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *